Como fazer um sistema de irrigação

Como fazer um sistema de irrigação

COMO IRRIGAR A SUA ÁREA

Irrigação não é “molhação”
Descubra porque irrigar da forma errada pode até mesmo piorar o rendimento da lavoura.
Saiba como fazer para que sua irrigação atinja o rendimento máximo da sua cultura.
Como selecionar a melhor bomba de irrigação
Montar uma Irrigação é matemática. 1+1 = 2. Fácil assim! Veja como encontrar os números da sua área para somar corretamente
Como instalar uma bomba

OQUE SABER ANTES DE COMEÇAR

Quando se fala em irrigação, algumas pessoas logo pensam: “quanto mais água jogar melhor”. Está ERRADO!

Se você jogar água demais, corre o risco de “lavar” o solo, levando os nutrientes que deveriam chegar à planta para locais onde as raízes não alcançam. Se jogar menos água que o ideal, não terá o resultado desejado, que é aumento máximo de produtividade e qualidade do plantio.

Além disto, cada tipo de planta precisa de uma quantidade diferente de água por dia. Também, cada tipo de solo precisa de uma quantidade de água diferente e o clima de cada região também é um fator que influencia no cálculo de quantidade de água à ser usado na irrigação.

Seja a irrigação de um gramado residencial, ou do plantio na agricultura, é importante estar atento à estes fatores, para obter o máximo de produtividade na irrigação. Por isto, sempre indicamos aos nossos clientes que busquem orientações técnicas de acordo com a sua cultura e área em fontes seguras ou junto aos engenheiros agrônomos. Veja passo a passo quais são as informações importantes necessárias:

 

Aspersor Agropolo

PASSO 1: ASPERSOR

A primeira coisa a se pensar em uma irrigação é ESCOLHER O ASPERSOR (e não a bomba). Escolhendo o aspersor, você descobrirá a quantidade de água que a bomba terá de jogar.

Lembre-se: A bomba é quem irá se adequar à necessidade da área, e não o contrário.

Para fazer esta escolha, leve em consideração fatores como tipo de plantio, tipo de solo, distância entre aspersores, tamanho da área a ser irrigada, dentre outros. Busque uma indicação técnica junto ao fabricante do aspersor ou junto ao seu engenheiro agrônomo.

Feita a escolha, você deve perguntar: qual é a VAZÃO e a PRESSÃO que este aspersor precisa para trabalhar?

Para exemplo, escolheremos um aspersor de VAZÃO igual a 2m³/h (dois mil litros por hora) e PRESSÃO igual a 3,0 Kgf/cm² (30 mca). Considere que vamos usar 6 aspersores ao mesmo tempo. Isto nos dará um resultado total de 12m³/h x 30mca

IMPORTANTE: Veja que para o cálculo, a VAZÃO é variável de acordo com o número de aspersores (2m³/h x 6 aspersores = 12m³/h). Já a PRESSÃO é constante e não altera de acordo com número de aspersores, ou seja, para 1 ou 6 aspersores (ou até mais aspersores) a pressão seria sempre de 3,0 Kgf/cm², para o aspersor escolhido no exemplo.

Se escolher tipos de aspersores diferentes para uma mesma área, você irá somar a vazão de cada aspersor, e a PRESSÃO, irá considerar a maior. Ex: 1 aspersor de 1m³/h x 30mca + 1 aspersor de 2m³/h x 20mca = 3m³/h (vazão somada) x 30mca (pressão maior)

PASSO 2: DADOS DO TERRENO

Ao medir o terreno tanto na sua área, como na diferença de altura dentro dos pontos do terreno, utilize ferramentas precisas como GPS, Altímetro ou até mesmo via Google Earth. Evite medições “com mangueira” e também não aumente as medidas.

A bomba de irrigação terá que ser capaz de jogar água até o ponto mais distante e mais alto da área que deseja irrigar. Assim, deve-se medir a distância e o desnível existente entre o ponto mais desfavorável (maior distância e maior desnível) e o ponto de captação da bomba de irrigação (a altura da lâmina de água). Para exemplo, usaremos uma distância na linha principal de 600 metros + ramais de 200 metros, e um desnível de 40 metros.

PASSO 3: TUBULAÇÃO

Qual o melhor diâmetro?

Muitos compram a tubulação antes de comprar o aspersor ou a bomba. Não faça isto, espere ter a certeza de qual tubulação será a mais indicada.

A tubulação em uma irrigação funciona igual ao corpo humano. As artérias são as linhas principais, com maior diâmetro, e as veias são os ramais secundários, com menor diâmetro.

IMPORTANTE: Quanto maior for o diâmetro da tubulação, mais fácil é para a bomba. Muitos pensam o contrário disto, achando que uma tubulação de menor diâmetro “tem menos peso de água”. NÃO, a tubulação menor causa uma maior perca de carga, dificultando para a bomba.

Na rede mestre, estará disponível a vazão igual ao total dos aspersores ligados ao mesmo tempo. (em nosso exemplo = 12m³/h). Nos ramais, a vazão disponível é igual a soma da vazão dos aspersores que estão ligamos somente naquele ramal

Escolher o diâmetro correto para cada um deles é o grande segredo! Este diâmetro é dimensionado de acordo com a vazão de água que deverá estar disponível naquele trecho. Para escolher o diâmetro da tubulação, você deverá levar em consideração a perca de carga do tubo (Leia mais: como dimensionar tubulação)

Para o nosso exemplo, dos 600 totais, teremos 400 mts de rede mestre de 2″ e 200 mts de 1½” dos ramais.

PASSO 4: ENCONTRAR A BOMBA

Agora você já possui todos os dados suficientes para dimensionar a bomba:

Vazão da bomba = vazão do total de aspersores. Em nosso exemplo, 6 aspersores de 2m³/h = 12m³/h (vazão total)

Pressão da bomba = (1) Pressão do Aspersor + (2) Desnível + (3) Perda de Carga. Em nosso exemplo, (1) 30mca + (2) 40mts + (3) 34mca = 104mca

Pronto: a bomba deverá atender o ponto de 12m³/h X 104 mca, uma multiestágio SCHNEIDER igual ao equipamento da foto. Clique aqui para conhecer os tipos de bombas mais utilizados em irrigação

IMPORTANTE: A quantidade de discos ou a potência de uma bomba não determinam sua capacidade. Duas bombas com a mesma quantidade de estágios e de mesma potência, mas de marcas e modelos diferentes, podem fazer serviços diferentes. É preciso conhecer o rendimento de cada marca e modelo de bomba. Bomba é matemática: 1+1 = 2! Seguindo este passo a passo você encontra os números da sua área e pode com isto atingir a maior eficiência de sua irrigação.

MAIS FACIL?

Entre em contato conosco que iremos dimensionar todo o equipamento, sempre com o melhor produto e o melhor preço!

WHATSAPP – MESSENGER – EMAIL – TELEBOMBAS

NÓS LIGAMOS PRA VOCÊ

ENERGIA É TUDO. TUDO É ENERGIA !

Nosso Slogan é o nosso princípio:

ÀGUA É VIDA ! PRESERVE!

ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA PARA O AMANHÃ

CBL BOMBAS:

Excelência – Confiança – Resultado – Eficiência

Iniciar Whatsapp
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *